Aula 7- Destino dos nutrientes
No período pós absortivo, a glicose usada pelo organismo é provinda da alimentação é distribuída para todos os tecidos e armazenada em forma de glicogênio no fígado. Os combustíveis que estão entrando, glicose e aminoácidos passam para veia porta e vão para o figado. A glicose após chegar no figado forma glicogênio e também vai para via glicolítica na maioria dos tecidos e para a fermentação nas hemácias principalmente. Os aminoácidos são na sua maioria utilizados para síntese de proteínas teciduais pelos tecidos e no figado também.Lipídeos formam os quilomícrons, caem na linfa posteriormente a isso e vão para o figado, que posteriormente vai distribuir essas biomoléculas. Os lipídeos são armazenados em forma de triglicerídeo, vem do intestino na forma de quilomicrom e vão sendo distribuídos pelo sintema.
Na imagem acima podemos ver o caminho dos nutrientes no período pós alimentado.
Após aproximadamente 4 horas a glicose do corpo para de vir de fontes exógenas e começa a vir da glicogenólise, que é a quebra de glicogênio no fígado formando glicose. Esse periodo é chamado de jejum inicial.
Nessa imagem podemos ver como a glicose é distribuída nos tecidos. Lembrando sempre que a a hemácia e o cérebro precisam sempre de glicose. Conforme o glicogênio acaba surgem outras vias para formação de energia e consequentemente outras vias para obtenção da glicose. A imagem a seguir mostra a homeostasia da glicose.
Comentários
Postar um comentário