Aula 12-Metabolismo do cálcio e fosfato

O cálcio pode estar intracelular e extracelular. O intracelular faz com que as membranas não sejam tão  fluidas para sódio, ativação de enzimas como cálcio ATPase na membrana. Quando os níveis de cálcio extracelulares estão baixos aumenta a fluidez de sódio pela membrana, acontece então uma paralisia flácida e uma hiperexcitação nervosa. Logo podemos dizer que o cálcio faz a regulação da atividade nervosa, ativação de enzimas e ainda a liberação de hormônios, componentes
importantes para a coagulação, formação dentes e ossos, contração muscular. No período de cálcio é usado na formação do leite.  Os níveis de cálcio sanguíneo variam de 9-11 mg/dl e Ca²+ 4.5-5.5 mg/dl
. Valores menores que essas faixas indicam hipocalcemia sintomática ou não e valores acima dessas faixas indicam hipercalcemia. 
A maioria do cálcio do corpo (99%) e a maioria do fosfato do corpo (85%) ficam nos ossos. Juntos constituem 70% do osso, na forma de cristais de hidroxihepatina. Apenas 1% do cálcio fica nos fluidos e desses 1% metade está livre. Essa parcela livre que determina a hipocalcemia ou hipercalcemia. A parte ligada a proteína não indica sintomatologicamente. Um mamífero adulto fora da fase de lactação libera a mesma quantidade de cálcio que consome. (Imagem 1)




                                                                    Imagem 1  

Existem duas vias de transpotes no enterócito. A transcelular é saturável (calidina) e a paracelular não saturável dependente de íons de cálcio. A vitamina D aumenta a expressão da Sódio Potássio ATPase e Cálcio ATPase.(Imagem 2)


                                                                   Imagem 2

Os osteoclastos retiram o cálcio no liquido extracelular, as membranas dos osteócitos separam o líquido ósseo do líquido extracelular. Através da bomba de cálcio, ele vai para o líquido extracelular e é removido cálcio e fosfato do osso. Os osteoclastos remodelam os ossos a todo o tempo e são ativado pela RANK L. 
 O Fosfato participa da formação ossos e dentes, tampão sanguíneo, componentes intracelulares (AMP, ATP) . Causa desmineralização óssea e liberação de cálcio. O nivél de fosfato no sangue varia de 3-4.5 mg/dl.
O Paratormônio ou PTH é secretado pela paratireoide, normalmente em hipocalcemia. Isso gera a ativação dos osteoclastos, estimula a síntese de RANK L, causa desmineralização óssea, diminui a excreção de cálcio pelos rins, diminui a absorção de fosfato e ativa a vitamina D para assim irá aumentar a absorção de cálcio intestinal. Gera então um aumento na concentração de cálcio e diminuição na concentração de fosfato.
No organismo há vários dos acontecimentos listados ocorrendo juntos, como melhor ilustrado na ( Imagem 2)


                                                                     Imagem 2
A vitamina D ativa a expressão da bomba de cálcio, de sódio potássio e de calbindina. É essencial para absorção de cálcio gastrointestinal. Os raios UV junto com o PTH  são fundamentais para formação de vitamina D3, ativando a vitamina D. ( Imagem 3)
                                                                        Imagem 3
A calcitonina inibe a desmineralização óssea e é regulada pela concentração de cálcio livre. Aumenta excreção renal de cálcio e fosfato. Inibe os osteoclastos e é secretada em hipercalcemia e
hiperfosfatemia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 6- Meio interno

Aula 1- Digestão e absorção

Aula 2- Digestão e absorção de carboidratos